sábado, 22 de maio de 2010

PROJETO REOBOTE(curando,ensinando e evangelizando)


A paz do Senhor!
Esta é uma matéria da Ilha de Bubaque, Guiné Bissau,e do povo Bijago,aonde nós estamos trabalhando.

    ILHA DE BUBAQUE
A ilha de Bubaque ,com uma área de 48 km, 18 dos quais são pântanos alagados pelo oceano durante a maré alta.É a ilha mais afetada pela presença dos europeus,escolhida pelos colonizadores alemães antes da primeira guerra mundial e pelo Governo Português depois de 1920, como o centro principal das suas atividades no arquipélago.
As comunicações com Bissau são possíveis através de canoas e de pequeno barco.
O clima é do tipo subtropical, com chuvas abundante, durante a estação da chuvas, de meados de maio até meados de novembro.A temperatura média é cerca de 33ºC durante a estação seca e de 25ºc durante a estação das chuvas.
A maior parte da ilha é coberta de palmeiras de óleo, cuja cultura foi desenvolvida pelos colonizadores alemães no princípio do século.A outra vegetação, do tipo floresta, inclui uma variedade de plantas.As árvores de grande porte mais importantes, muitas vezes centros sagrados para as cerimônias religiosas, são os chamados poilões e os embondeiros.Ao arredores das tabancas, as árvores de fruto mais comuns são as mangueiras, os cajueiros, as laranjeiras, os limoeiros e as papaeiras.
 Tabancas(aldeias):Bijante,Enem,Ancadona,Anhimango,Charo,Ancamona,Etimbato,Ambanha,Agumpa,Ancabas,Bijana,Bruce.
A importancia de uma tabanca reside na sua autonomia para realizar as cerimônias de iniciação.Algumas delas não tem local para as realizar e mantem por isso um  relacionamento estreito com uma tabanca das proximidades.
VIDA ECONOMICA DA ILHA
Culturas primarias, o arroz e outras secundárias, como os amendoins, o milho, o feijão, o inhame, a mandioca.
Extração de óleo de palmeira.
Criação de animais domésticos, vacas,cabras, carneiros, porcos e galinhas.
A pesca feita pelos homens com rede, anzóis e arpão.
Tecnicamente,os Bijagos são agricultores e passam a maior parte do tempo, entre Abril e Dezembro, no trabalho do campo e os restantes meses na pesca, na reparação da casa e na realização das cerimônias.
METODOS AGRICOLAS
Os homens cortam o mato e queimam-no.As mulheres semeiam, defendem as culturas dos macacos e dos pássaros e por fim fazem as colheitas.Para a técnica do corte e da queimada é importante fazê-la convenientemente, de maneira e que as cinzas sejam distribuídas igualmente por todas as partes do campo,O fogo que é trazido da casa do chefe inicia a queimada, que é feita para todos os terrenos de uma área específica, no mesmo dia, de forma a evitar a propagação das chamas para a floresta circundante.Semear ou plantar é sempre tarefa das mulheres.Os amendoins e os feijões, juntamente com o óleo de palma e as aves domésticas, são os meios usuais para adquirir o dinheiro necessário à compra de roupas e pagamento das taxas anuais governamentais.
As palmeiras de óleo servem dois objetivos na economia bijago.Um deles é o fornecimento do vinho como  uma bebida alcoólica normal e barata para as cerimônias religiosas,ofertas e festas.
O outro é o fornecimento de um óleo avermelhado usado em quase todos os pratos da cozinha bijago.
CRIAÇÃO DE ANIMAIS DOMESTICOS
Os mais importantes são as cabras, os porcos e o gado bovino.Os Bijagos só matam o gado nas cerimônias religiosas que requerem o sangue de uma vaca ou de um boi.Os porcos, as cabras e as aves são numerosos, e andam livremente pela tabanca e são marcados por um sinal que somente o dono pode identificar.
Os porcos geralmente utilizados nas serimônias religiosas das mulheres, embora também possam ser vendidos a dinheiro.
As galinhas são necessárias porque nenhuma cerimônia pode começar sem a morte de pelo menos, uma delas, não importando que seja nova,no caso de não haver nenhuma mais disponivel.
Os Bijagos são os melhores entalhadores da Guiné-Bissau.O artista bijagó, trabalhando com uma faca afiada, é capaz de transformar um bocado de madeira numa imagem perfeita de animal ou bailarino ou fazer um utensilio para a cozinha.
Escultura de Idolos
É ainda a atividade mais secreta e somente poucos artistas,tem a capacidade e o conhecimento para realizá-la,transmitidos secretamente de uma para outra pessoa.As mascaras, os bancos e as estátuas que representam o seu espiríto,Orebok(espirito da morte).Os artista pode isolar-se e submeter-se a cerimônias especiais de purificação, de modo a produzir obras e símbolos .
Todos os artistas, quando cortam a madeira, ainda se aproximam das árvores com um certo temor e reverência, oferecendo vinho e aguardente e ovos ao espirito que habita na floresta.

 A paz do Senhor.
Jesus disse:"conhecereis a verdade e a verdade vos libertara".Nós cremos nesta palavra,é por isso que pedimos para vocês orarem pelo povo Bijagó,que um povo que foi sego pelo diabo,mas que em nome de Jesus Cristo será liberto.
Obrigado por tudo,que Deus abençoe a todos.

Pedido de Oração:
*Batismo no mês de agosto da igreja de Etimbato.
*Pela nossa entrada em outra ilha Uiti,com a canoa Reote.
*Pela nossa saúde.

                                                      Adenoelio,Adriana e Sara.

0 comentários:

Postar um comentário

Apresentação de Slides